Notícias

A aposentadoria por idade híbrida e a nova idade a partir de 2023

09/11/2023

➡️A APOSENTADORIA POR IDADE HÍBRIDA E A NOVA IDADE A PARTIR DE 2023

🔹️Quando o segurado não possui o tempo de contribuição suficiente para se aposentar, uma das alternativas possíveis é a aposentadoria por idade, a qual pode ser dividida em 04 espécies: a aposentadoria por idade do trabalhador rural, a aposentadoria por idade urbana, a aposentadoria por idade da pessoa portadora de deficiência e a aposentadoria por idade híbrida, que é o tema que trataremos nesta breve exposição.

🔹️A aposentadoria híbrida foi uma construção previdenciária, que permitiu ao contribuinte somar o tempo de trabalho na cidade (atividade urbana) com o período de trabalho na agricultura (atividade rural), realidade muito comum nas famílias brasileiras que migraram dos campos para as grandes cidades em busca de uma vida melhor.

🔹️Após a reforma, a idade exigida das mulheres passou a ser 62 anos em 2023 e para os homens permaneceu a idade de 65 anos, sendo que ambos precisam ter ao menos 180 meses de carência e 15 anos de tempo de contribuição para fazer jus ao benefício, isso, somando o período urbano com o rural.

🔹️Os homens que começaram a contribuir apenas após a Reforma da Previdência (13/11/2019), precisam de 20 anos de contribuição para ter direito à aposentadoria por idade híbrida, além da idade e da carência já mencionadas.

Texto por Rebecca Gumz da Costa - OAB/SC 54914


#AposentadoriaPorIdade #AposentadoriaHíbrida #ReformaPrevidenciária #SeguridadeSocial #IdadeMínima #TrabalhoUrbano #TrabalhoRural #ContribuiçãoPrevidenciária #RebeccaGumzDaCosta #BenefícioPrevidenciário