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Central de Atendimento 135 do INSS
29/06/2022
A Central de Atendimento telefônico do INSS, através do número 135, busca desenvolver, acelerar e facilitar o acesso da população aos serviços do Instituto. A Central permite que o segurado seja atendido, diretamente por um servidor, sem que ele precise se deslocar até uma agência. Ela é frequentemente usada para agendamentos e solicitações, registros e recebimentos de informações referentes ao INSS. O atendimento na Central ocorre de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília).
Por se tratarem de serviços de utilidade pública, ligações feitas para a Central 135 são gratuitas se realizadas a partir de telefones fixos e ou telefones públicos; para celulares será efetuada a cobrança no custo de uma ligação local. Também é possível efetuar ligações ao 135 estando fora do território brasileiro, no entanto, é necessário observar as tarifas locais da ligação.
Alguns dos serviços mais utilizados fornecidos pelo atendimento do 135 são: agendar atendimento presencial nas agências do INSS; agendar, reagendar e consultar resultados de perícias médicas; requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença; averiguar o andamento dos processos; informar sobre os demais serviços da Previdência Social.
Os servidores da Central 135 são treinados para o atendimento e jamais devem solicitar senhas ou dados financeiros confidenciais do segurado, também não solicitam o envio de fotos de documentos por qualquer outro meio que não o aplicativo ou site Meu INSS. Vale ressaltar que raramente o INSS efetua ligações para entrar em contato com os cidadãos ou segurados! É de extrema importância tomar cuidado com esses detalhes para se proteger de eventuais golpes de falsas ligações do INSS.
Por Mariana Griebeler de Andrade
Estagiária de Direito