Notícias

Planejamento Previdenciário

17/10/2018

O planejamento previdenciário é um principio para uma aposentadoria bem sucedida, e além de prover o melhor benefício possível.

Essa idealização se inicia com o custeio das contribuições dos trabalhadores, e os documentos trabalhistas em dia, pois o planejamento previdenciário é feito com o alicerce nas informações sociais, cadastradas pelos órgãos públicos.

Em se tratando das contribuições dos trabalhadores, não quer dizer que para receber o melhor benefício o trabalhador terá que contribuir com o teto, e, sim, com o planejamento é possível realizar o cálculo da média, chegado desta maneira, ao valor adequado para se contribuir.

Para tanto, se destaca também a importância da elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) em conformidade com laudos, prontamente garantindo ao trabalhador a comprovação das condições do ambiente de trabalho e o impacto disso na saúde do trabalhador.

De suma importância a indispensabilidade da ideal elaboração de PPPs, porque oferecendo provas à empresa, e, organizando as informações de forma individual ao longo dos anos, se poupará ações judiciais indevidas provenientes de trabalhadores insatisfeitos.

Cada vez mais, o planejamento previdenciário vem se destacando em demonstrar as alternativas de uma aposentadoria, pertencendo no Regime Geral da Previdência Social, no Regime Próprio de Previdência Social ou no Regime de Previdência Complementar.

O que postulamos é transmitir a idéia de uma preferível cultura previdenciária em nosso país, isto porque, com o aumento da longevidade da população brasileira, exige-se que faça um planejamento previdenciário de longo prazo, uma vez que, sem um compatível plano de previdência, não há como se obter uma aposentadoria com proventos que garantam a mesma qualidade de vida que se tinha enquanto esteve em plena capacidade laborativa.


Por:
CARIN UMLAUF
Atuação no planejamento das finanças, gestão jurídica e análise de resultado do trabalho.