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Posso transferir meu benefício do INSS para outro banco? Como fazer?

06/05/2021

Sim, você pode fazer a transferência do seu benefício para outra agência, seja da mesma empresa bancária ou não, bem como alterar o recebimento do benefício de conta corrente ou poupança para o cartão de benefício.


Como realizar a transferência?


Se desejar trocar de agência, mas manter o benefício na mesma rede bancária, basta ir até a agência escolhida e pedir a troca das agências. Se preferir transferir para outra rede bancária, deverá ir a uma agência do novo banco para solicitar a transferência. Já a transferência de uma conta corrente ou poupança para o cartão de benefício deverá ser solicitada apenas no INSS.


Vale salientar que não existe qualquer tipo de taxa no ato da transferência bancária, mas a conta para qual o seu benefício será transferido deve estar no seu próprio nome. Na hora de fazer a transferência, leve consigo: um documento original com foto, o seu cartão, a senha da sua conta atual e o número do seu benefício. Feita a alteração, o benefício será depositado na mesma data em que você recebia na sua conta antiga.



Posso fazer a alteração de conta bancária pelo Meu INSS?


Em decorrência da pandemia, essas solicitações agora podem ser realizadas on-line, por meio do site ou aplicativo do Meu INSS. Para isso você deverá:


1º) Acessar sua conta do Meu INSS utilizando seu número de CPF e senha. Em seguida, clicar na opção “Agendamentos/Solicitações” e após em “Novo requerimento”;


2º) Digitar a palavra “Alterar” na barra de pesquisa e selecionar a opção “Alterar Local ou Forma de Pagamento”. Ou, se preferir, clicar na opção “Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços” e, depois disso, clicar na opção “Alterar Local ou Forma de Pagamento”;


3º) Ler as informações prestadas pelo site, preencher as informações de contato e os dados adicionais e anexar os dados da conta em que deseja receber o benefício. Por fim, clique em avançar e conclua seu pedido. Basta aguardar a conclusão da alteração pelo INSS – você será informado via SMS ou e-mail, assim como no próprio sistema do Meu INSS.