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A relevância de um líder frente a sua equipe de trabalho

27/09/2019

Vamos iniciar com uma frase: “A liderança é a capacidade de transformar visão em realidade”, escrita por Warren Bennis.

Na atual conjuntura, em um ambiente empresarial a figura do líder é essencial, já que é ele, o gestor, que chefia as equipes, conduz as atividades, doutrina, delega, pondera, dá feedbacks e acompanha os seus colaboradores aos resultados confiados, com a concretização das metas almejadas.

Sem uma liderança assertiva e um gestor capaz de influenciar e adquirir a colaboração verdadeira da sua equipe, por mais promissor que o negócio seja, dificilmente alcançará o sucesso aguardado.

Diante de tudo isso, em um meio empresarial, o líder é uma referência positiva a seus liderados, pois uma má gestão comprometerá não apenas os resultados da administração, mas também o ambiente da empresa, potencializando a perda de grandes talentos.

Por conseguinte, muitos pensam que a missão é simples, ter o poder de mandar ou tomar decisões, mas não é tão fácil não. A função de líder circunda amplas responsabilidades, bem como habilidades técnicas, emocionais e comportamentais por parte daqueles que gerenciam.

Agora, quando se fala em êxito na liderança, é preciso pensar em uma conduta sistematizada, em questões essenciais, como relacionamento interpessoal e maestria de comunicação.

Como exemplos, seguem algumas atribuições e notoriedades para o sucesso de um líder:

- Inteligência emocional e social;

- Capacidade de criar um clima positivo;

- Acessibilidade para compartilhar seus conhecimentos e experiências;

- Energia para aprender e adquirir evolução contínua;

- Ser capaz de trabalhar com as adversidades em tempos de instabilidade;

- Administração do tempo e das demandas;

- Ser proativo, ter autoconhecimento e automotivação.

Na empresa, quando os colaboradores se sentem humilhados e desrespeitados pelo seu líder, a tendência é de acelerar o turnover, que é a rotatividade de colaboradores, portanto, comprometendo toda a equipe. Por isso, um bom relacionamento com todos os colaboradores e liderados deve reinar, saber a hora certa de suavizar e pressão, alegrar e ainda cobrar as metas.

É primordial lembrar disso, visto que, saber dialogar e relacionar-se positivamente faz total diferença na gestão de um negócio, pois ele é formado por pessoas e em prol de pessoas. A equipe é o mais importante capital do negócio, e quanto mais afirmativa for a intercomunicação entre líderes, mais firme será a gestão de pessoas, com resultados assertivos.

Finalmente, entende-se que o líder realizando seu melhor, sendo resiliente e tendo paixão para vencer suas dificuldades dia após dia, alcançará o êxito almejado para si e para todos da sua equipe.

Por Carin Umlauf – Atuação no setor de Controladoria.